Skip to main content

Tutorial 1 - Tricotar de forma circular ("knitting in the round")


Tricotar de forma circular, em redondo ou em carreiras contínuas (knitting in the round, em inglês) permite-nos criar tubos de tricot. Muitas pessoas também preferem usar as agulhas circulares para tricotar carreiras normais (a direito) por causa da forma como as agulhas circulares distribuem o peso do trabalho, que não fica todo concentrado no fim das agulhas. Quando usamos agulhas circulares para tricotar carreiras normais, com direitas e avessas, não juntamos o trabalho.
As agulhas circulares têm diferentes comprimentos: o comprimento que escolher depende do número de malhas que a agulha consegue acomodar, bem como da amostra do trabalho: agulhas circulares que são demasiado compridas, farão com que o trabalho fique muito esticado. Haverá uma altura em que o seu tubo de tricot será demasiado pequeno para as suas agulhas circulares. Neste caso, poderá precisar de fazer o seu trabalho com Agulhas de Duas Pontas.
Outra característica do tricot circular é que o lado direito do trabalho está sempre virado para si. Isto significa que se está a trabalhar em ponto de jersey, irá tricotar todas as carreiras como meia.

 

Passo 1: Montar as malhas

Em primeiro lugar, precisa de montar ou apanhar as malhas para ter uma carreira inicial nas suas agulhas circulares, tal como faria se estivesse a tricotar normalmente.
Para preparar a junção, distribuía as malhas de forma a que estas não estejam torcidas. Neste exemplo, as malhas iniciais estão voltadas para o centro.



Passo 2: 

Agarre as agulhas de forma a que o ínicio da sua carreira de malhas esteja na sua mão esquerda e a última malha esteja na sua mão direita. Coloque um marcador na agulha da mão direita. Este marcador irá assinalar o fim/início de uma nova carreira.
Tenha cuidado para não torcer as malhas.


Passo 3:

Faça a primeira malha na agulha da esquerda como liga ou como meia, conforme desejado. Faça passar a malha na agulha da direita por cima do ponto feito na agulha da esquerda.
Puxe o fio para que não fique um buraco.

Passo 4: 

Continue a trabalhar as malhas. Na primeira carreira, será possivelmente necessário redistribuir, de forma equilibrada, as malhas pelas agulhas, para que não fiquem esticadas.

Passo 5:

Continue o trabalho até chegar ao marcador. Isto significa que a primeira carreira está feita. Passe o marcador para a agulha da direita e continue a trabalhar até atingir o número de carreiras desejado.





Dúvidas? Falem comigo nos comentários! :)

NOTA: Esta é uma tradução do tutorial original feito pelo site The Stitch Diva, que pode ser encontrado aqui (em inglês).






Comments

Popular posts from this blog

OMG, It's Almost Christmas Fingerless Mitts - Free Crochet Pattern/Modelo Grátis de Crochet

Every year is the same. In August, I start going on and on about how I need to be knitting/crocheting for Christmas and then December comes and I do everything in a matter of days, so I need super-quick patterns. Discipline is not my forte. Yesterday, I decided to make these fingerless mitts and I think that the end result is something worth sharing. For that reason, here's the pattern. É sempre o mesmo. Em Agosto, começo a dizer que é preciso começar a trabalhar para o Natal e depois chega a Dezembro e faço tudo no espaço de alguns dias, razão pela qual preciso de modelos rápidos. A disciplina não é o meu forte. Ontem, decidi fazer estas luvas sem dedos e acho que o resultado final até merece ser partilhado. Por isso, aqui fica o modelo.


OMG, It's Almost Christmas Fingerless Mitts - Free Crochet Pattern Materials:50 gr of DK weight yarn, in Main Colour (MC);50 gr of DK weight yarn, in Complementary Colour (CC);(100 gr of DK weight yarn if you're going for the sin…

2.5 k - A Quick Granny Stripes Crochet Lapghan

After having spent an entire week trying to finish what apparently was a never-ending dress for Litte A. in *navy blue* (the horror!), I needed some instant "craftification". And nothing says fast like a Q/15mm hook and 4 strands of yarn held together, right?

The yarns had all been in my stash for quite some time, staring at me, softly whispering "Please, make something out of me" and you know you should always listen to what your yarn has to say.... Particularly the Sale Luxury Premium one, of which I ordered 16 skeins back in February only to find out that it did not live up to my expectations. "Make a lapghan out of me", it said, and the Anarchist quickly complied, using 12 skeins of the sheep-smelling fussy mess. To the mix, I added 3 skeins of Baby Multicolor and 2 skeins of Diva, all from Ice Yarns. So my stash is 2370 meters lighter! That's almost 2.5 kilometers (2700 yards, give or take)! That's a whole lotta yarn! Not bad, for such a simp…

Sock Yarn Baby Blanket - Free Knitting Pattern

Disclosure: This post contains affiliate/referral links, which only means that if you click the link and buy something, I'll get a small commission. And trust me: by small, I mean small as in so-small-that-it-cannot-even-support-my-yarn-addiction. 
Most baby blankets' patterns give me the creeps. They're heavy, frumpy, impractical and even worse is when they have a right side and a wrong side (who has time for that when you're trying to wrap up a baby in the cold?). More, baby H., my much-anticipated godson, will be born right in the middle of summer and temperatures here get quite high. So, with all this in mind, I decided I wanted something extraordinarily light, colourful and easy. And this was born: 
It only weighs 150 gr, it's light, airy but still able to keep those cold summer evenings and nights at bay! And the pattern (if we can even call it a pattern) couldn't be any simpler: you knit, knit, knit and let the yarn speak for itself. I think the most imp…